Nesta seção você encontra as perguntas mais frequentes sobre o Painel Estatístico de Pessoal (PEP):

1. Como são obtidos os dados sobre despesa pessoal?

As informações apresentadas nesta seção são da Despesa Liquidada, apurada pelo critério de competência, em todos os Poderes da União e também dos Servidores da Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (Polícias Civis/Militares e Bombeiros Militares).

Os dados são obtidos por meio do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI Gerencial), da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda (STN/MF).

O conjunto de dados contempla os servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN.

2. Como são obtidos os dados sobre servidores?

As informações apresentadas nesta seção refletem a distribuição do quantitativo de servidores segundo dois conceitos para análise:

  1. Servidores
  2. Força de trabalho

Os dados são do Poder Executivo Federal Civil e dos Servidores da Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (Polícias Civis/Militares e Bombeiros Militares). O conjunto de dados não contempla os servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN.

A Secretaria de Gestão de Pessoas, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP), extraiu os dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).

3. Como são obtidos os dados sobre remuneração?

As informações apresentadas nesta seção dizem respeito à Estrutura Remuneratória dos Cargos efetivos e Carreiras do Poder Executivo Federal Civil. Também estão contemplados os dados dos Servidores da Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (Polícias Civis/Militares e Bombeiros Militares).

Os dados de “Remuneração Inicial, Final e Amplitudes” incluem os servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN e são obtidos por meio de análise da legislação existente. Já as informações de distribuição dos servidores por Faixa remuneratória dos servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN não estão contemplados.

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP) obteve os dados a partir do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), via Data Warehouse.

4. Como são obtidos os dados sobre concursos?

As informações apresentadas nesta seção estão relacionadas com os ingressos de novos servidores, seja via Concursos Públicos ou Processos Seletivos. Os dados refletem quantas pessoas ingressaram no Poder Executivo Federal Civil e também na Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (Polícias Civis/Militares e Bombeiros Militares).

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP) obteve os dados do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE).

O conjunto de dados não contempla os servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN.

5. Como são obtidos os dados sobre cargos e funções?

As informações apresentadas nesta seção dizem respeito aos ocupantes de Cargos Comissionados de Direção e Assessoramento e de Funções e Gratificações Técnicas no Poder Executivo Federal Civil e dos Servidores da Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (Polícias Civis/Militares e Bombeiros Militares).

O conjunto de dados não contempla os servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN.

Os dados foram extraídos, via Data Warehouse, do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) pela Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP).

6. Como são obtidos os dados sobre aposentadorias?

As informações apresentadas nesta seção contemplam as aposentadorias ocorridas no Poder Executivo Federal Civil e também dos Servidores da Segurança Pública do Governo do Distrito Federal (Polícias Civis/Militares e Bombeiros Militares).

Os dados são obtidos a partir de informações do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP).

O conjunto de dados não contempla os servidores do Banco Central e das Carreiras de Inteligência da ABIN.

Perguntas e respostas para as dúvidas mais frequentes
Boletim Estatístico de Pessoal e Informações Organizacionais - Edições Anteriores